Cacoal, RO -Na manhã desta quinta-feira (16) a comissão de organização do mutirão da cidadania em terras indígenas reuniu-se no Tribunal de Justiça do Estado com o objetivo de alinhar as ações de cidadania que serão realizadas. As primeiras aldeias a receberem o mutirão são as das terras indígenas Sete de Setembro, localizadas no município de Cacoal, que já está com a data marcada para acontecer no período de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante a reunião a comissão definiu o local para a ação que acontecerá no 4º Batalhão da Polícia Militar em Cacoal. Ainda hoje os técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), do Tribunal de Justiça (TJ) e da Operação Aciso, estão indo para Cacoal conhecer o espaço do batalhão.
A Funai que é parceira no mutirão fica responsável pelo transporte dos indígenas que serão deslocados das suas aldeias até o 4º batalhão, bem como a alimentação dos mesmos. Toda a equipe que participará das ações do mutirão vai passar por uma palestra sobre os costumes Suruí e as maneiras adequadas de se portarem.
A comissão organizadora do mutirão é formada pelos seguintes órgãos: Seas, Funai, TJ, CNJ, Sesau, Seduc, Sesdec, Sejus, Emater, IBGE, Sesai, INSS, Exército Brasileiro, Receita Federal e Aeronáutica.
O mutirão é uma ação do Conselho Nacional de Justiça e conta com a coordenação da Seas, através do Núcleo de Registro Civil e Cidadania. O Mutirão da Cidadania Indígena irá levar as aldeias os serviços de documentação básica como registro civil, RG, CPF, carteira de trabalho, cadastramento de Bolsa Família, orientações de benefício previdenciário (INSS) entre outras ações segmentadas.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS