
Hennerly Pinheiro Melo, chefe de Divisão de Atendimento ao Trabalho, explica que as vagas temporárias são captadas por uma equipe do Sine que entra em contato com as empresas, principalmente lojas que ampliam seus atendimentos durante esta época. “As empresas entram em contato com o Sine e nós também temos uma equipe que trabalha na parte da manhã e tarde captando estas vagas. Calculamos um aumento na procura de 40%, com o final de ano”, afirma.
Ela explica que este é um emprego sem vínculos, mas espera-se que pelo menos 10% destes sejam efetivados. “De cada dez funcionários contratados, a expectativa é que dois sejam efetivados nas empresas. Alguns se desenvolvem bem naquele emprego e para a empresa é mais fácil efetivar do que treinar alguém naquela área”, acrescenta.
Ariele Brasil, de 17 anos tirou a Carteira de Trabalho. “Eu e meus pais decidimos que já posso trabalhar e ajudar no sustento da família. Vou poder comprar aquilo que gosto. Também pretendo fazer cursos, como o de mecânica de moto”, disse.
O Sine municipal iniciou em 2007, a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura, durante a administração do Prefeito Roberto Sobrinho, e Ministério do Trabalho.