O Curso de Desenvolvimento Econômico é uma ação do Plano FutuRO, o Plano de Governo que visa a erradicação da extrema pobreza e superação da pobreza, que tem como um dos principais eixos a inclusão produtiva. Foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC e o Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo – IATTERMUND.
O Governador Confúcio Moura, expressou sua alegria em participar da formaturas dos técnicos em desenvolvimento social. " Fico feliz em participar deste momento, por se tratar da formação de pessoas que irão contribuir com o desenvolvimento da região do Vale do Guaporé", ressaltou o governador, firmando mais uma vez o compromisso com o desenvolvimento econômico e a inclusão social, para o Estado de Rondônia.
O secretário de Estado da Assistência Social, Márcio Felix, explicou que os jovens formados no curso estão capacitados a desenvolverem projetos de desenvolvimento sustentável , identificando as potencialidade econômicas de sua região e fortalecer a capacidade produtiva da população. " Os formandos irão adquirir o certificado de técnicos em: Planejamento, Organização de Unidades Produtivas; Elaboração Avaliação e Análise de Projetos de Investimentos Empresarial; no campo coletivo, familiar ou individual", frisa Felix.
Visitas
No sábado (26), o secretário Márcio Felix, cumpriu uma agenda de entrevistas nas rádios, reunião com equipe regional de Guajará-Mirim da Seas e visitas a associações.
O secretário concedeu entrevistas ás rádios Rondônia e Educadora, onde falou sobre as ações do Governo do Estado na área da Assistência Social, para o município. " Através do Bolsa FutuRO, o governo está contemplando na região do Vale do Guaporé mais de mil famílias, como complemento á renda do Bolsa Família, tirando essas famílias da extrema pobreza" explica Felix.
O secretário disse ainda que essa ,medida de transferência de renda é uma resolução de emergência para atender ás famílias que vivem na miséria e por isso, o governo vem investindo em capacitação profissional, como o curso de Técnico em Desenvolvimento Econômico, para inserir essas pessoas na cadeia produtiva.
Márcio Félix, acompanhado da equipe da Regional da Seas, visitou ainda as instalações da Associação de Canoeiros de Guajará-mirim, onde conversou com o presidente da associação, Melssíades Nobre que falou do trabalho no apoio ao ribeirinho. No ano passado a Associação encaminhou um projeto a Seas que foi contemplado no valor de 150 mil para aquisição de um barco, que vai auxiliar no transporte da produção dos ribeirinhos.
Barco da Assistência - Melhorando os serviços para os ribeirinhos
Ainda no sábado, Márcio Felix, acompanhou a saída do barco "Canuto" que o Governo da Cooperação, através da Seas, disponibiliza para atender os ribeirinhos da região do Vale do Guaporé, fazendo o percurso de Guajará-Mirim á Pimenteiras do Oeste.
O trabalho de transporte dos ribeirinhos já é bem antigo, na região do Vale, e nos últimos anos, este trabalho vem sendo coordenado pela Seas, por meio do Núcleo de Proteção ás Populações Tradicionais (NPPT), que viabiliza dois barcos, sendo um em Porto Velho, para atender a população ribeirinha dos rios Madeira, Preto e Machado e outro em Guajará-Mirim para atender a região do Vale do Guaporé.
" Estamos aqui hoje, para ver in loco como está sendo realizado o serviço do barco da Seas que atende a população ribeirinha, para melhorar cada vez mais o atendimento a essa população", frisa Márcio Felix.
O secretário diz ainda que tomou conhecimento que o barco não atendia toda a população do distrito de Surpresa, pois quando retornava de Pimenteiras o barco já voltava cheio.
Para resolver esse problema Márcio Felix, anunciou que a Seas irá reformar o barco da antiga Faser que encontra-se parado, para este atender somente a comunidade de Surpresa, onde tem um grande número de usuários do serviço, já que neste distrito não há acesso por estrada. " Com dois barcos atendendo esta região, vamos melhor bastante o serviço de transporte gratuito para as comunidades ribeirinhas", afirmou o secretário.
"A presença da equipe da Seas, em Guajará-mirim, é para reafirmar compromisso do Governador Confúcio Moura, com a política de desenvolvimento econômico e inclusivo para toda a região do Vale do Guaporé, atendendo ás populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas", finalizou Felix.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS