SSP:Telecentro capacita os servidores
Capacitar os servidores e motivá-los para o crescimento profissional tem sido um dos eixos de trabalho do Governo da Cooperação através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Desde que o governo federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com a Sesdec instalando o Telecentro (2005), só em Rondônia foram formados quase 40 mil alunos entre policiais militares, bombeiros, civis e agentes penitenciários.
O Telecentro é uma modalidade de ensino à distância que visa capacitar os servidores da segurança pública com disciplinas atinentes ao serviço policial. Durante o ano, são abertos três ciclos, com 63 cursos à distância com carga horária de 40 e 60 horas, sendo disponibilizadas 50 vagas para cada curso.
De acordo com tutora Máster do Telecentro, Mara Regina, a procura aos cursos ainda é grande, já que trazem uma abordagem de técnicas policiais e capacitam o servidor para melhor desempenharem as suas funções. Segundo Mara, cada curso tem um tutor responsável por sanar as dúvidas e avaliar os alunos. Em todo o Estado são 36 tutores.
O ambiente virtual de aprendizagem possui uma linguagem simples e didática com apresentação de vídeo aulas e apostilas disponíveis para impressão, e ainda consulta on-line com os tutores para sanar eventuais dúvidas. Ao final de cada ciclo, se aprovado, os alunos recebem um certificado emitido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
As inscrições para 28° ciclo de curso EAD/Senasp iniciam no dia 10 e vão até 16 de maio. Para se inscrever nos cursos basta acessar o site www.ead.gov.br ou www.ead.senasp.gov.br
Fonte: Assessoria Sesdec