A procura pela documentação foi grande, principalmente pelo público mais jovem. “É hora de aproveitar a presença de vocês aqui”, declarou Anderson dos Santos, de 19 anos, morador da Linha P-34, a 13 quilômetros da cidade.
Segundo o último censo do IBGE, em 2010, o município tem 12.826habitantes, com uma característica própria de cidade do interior, com maior número de habitantes na Zona Rural. São 9.161 no campo, contra 3. 665 na cidade.
Na área da saúde, as equipes somaram forças com os técnicos do Programa de Saúde Familiar (PSF) do bairro Vista Alegre. O posto tem uma médica que atende três vezes por semana, dentista (que está em férias) e pessoal de enfermagem. Além dos exames laboratoriais, as mulheres que procuraram o posto, também puderam colher material para o exame preventivo do câncer do útero. A procura por tratamento dentário foi superior a capacidade disponível na Operação, que conta com um profissional, mesmo assim, 24 pessoas foram atendidas, algumas com dois ou três procedimentos.
Além das palestras na área da saúde, nas quais foram abordados temas como prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a equipe do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, também participa da Operação Aciso para ministrar palestras educacionais.
A agricultora Salete Kass, de 60 anos, moradora na Linha P-34, há dois anos não procurava atendimento médico, mas ficou interessada tão logo soube que a Operação Aciso estava na cidade com atendimento gratuito. “Quero saber se está tudo bem”. Para Ezequiel Januário, de 48 anos, 31 vividos na região de Alto Alegre, a passagem da Operação Aciso na cidade faz a diferença. “Tratar da saúde aqui é muito difícil, a gente vem de longe e quando chega na cidade não encontra médico”, declarou.
A Operação Aciso permanece em Alto Alegre dos Parecis até quinta-feira (1), a tarde as equipes se deslocam para Alta Floresta do Oeste, onde atenderão na nos dias 02, 03 e 04.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS