Dentre as pautas, estavam a criação da Lei Estadual de Economia Solidária e a realização da Conferência Estadual de Economia Solidária, que será realizada no próximo ano. "Através da Gerência de Trabalho e Renda, a Seas articula e é parceira de ações que fortaleçam o Fórum e a própria Política de Economia Solidária no Estado, como a convocação e realização da Conferência Estadual, onde todas as despesas serão arcadas pelo governo, por meio da Seas, bem como as despesas para que delegados eleitos de Rondônia participem da Conferência Nacional", destacou a secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo.
A secretária adjunta expôs ainda a importância da articulação entre os entes do poder público para o desenvolvimento da intersetorialidade da Política de Economia Solidária. "Precisamos avançar no processo do envolvimento das outras pastas que são fundamentais para o desenvolvimento da política de economia solidária, como a agricultura, o desenvolvimento social, a cultura e a educação", frisou Zilene.
De acordo com a membro do Fórum, Andreia Mendes, a intersetorialidade da Política de Economia Solidária vai refletir na ampliação, fortalecimento e apoio aos empreendimentos solidários. “Temos 293 empreendimentos mapeados em todo estado, e com o novo mapeamento que será realizado, sabemos que esse número vai aumentar, portanto o Fórum precisa estar ativo e articulado para que as políticas, os programas e os investimentos cheguem e atendam a todos os empreendimentos", expôs.
Para a artesã da Feira do Sol, Marlene Marques, esse momento é muito importante para ampliar o debate no sentido de fortalecer o Fórum para que a Economia Solidária possa trabalhar a nível nacional, na captação de recursos de desenvolvimento de projetos. "Com o Fórum ativo, projetamos a Economia Solidária para que caminhe independente, esse é objetivo do debate para Lei Estadual de Economia Solidária", destacou Marlene.
A reunião contou ainda com a presença do assessor do governo e presidente da Feira do Sol, Francisco Leilson (Chicão); a coordenadora de Trabalho e Renda da Seas, Soraya Rachid; o representante da Cooperativa de Catadores Unidos pela Vida, Raimundo Moreno; o representante da Unir, professor Edu Lobo e a representante da Emater, Irenilda Dias; além de representações dos empreendimentos solidários de Porto Velho e Cacoal.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS