Governo reforma unidade socioeducativa
O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou a reforma geral dos blocos “A” e “B” da Unidade de Internação Masculina Sentenciados I (UIMS I), em Porto Velho. A obra garante melhorias nas instalações e nos serviços prestados aos internos, em conformidade com as políticas públicas de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
Na quinta-feira (17), a obra foi entregue completa pela empreiteira. Segundo os engenheiros do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), César Roberto Soares e Sâmea Maria, que foram fiscalizar e receber a obra, a reforma geral dos blocos A e B contemplou toda a parte hidrossanitária, pintura, novos revestimentos de pisos (cerâmica e granulite) e as instalações elétricas. A unidade ganhou 12 novas vagas com a construção de dois alojamentos amplos, com banheiros completos, local adaptados para armários e espaço para estudo, cada um podendo comportar quatro adolescentes, e quatro alojamentos individuais, sendo que um destes é adaptado para portadores de necessidades especiais. Além disso, duas salas foram reformadas para a prestação de atendimento psicológico e social aos adolescentes.
Também foi construída, em cada bloco, uma divisão com tela em alambrado e um refeitório com mesas e bancos de concreto armado. Os serviços de restauração das instalações hidráulicas, que têm agora registro individual para cada alojamento, e elétricas com reforma do quadro geral de energia e o detalhe que as tomadas no interior dos alojamentos foram todas retiradas e transferidas para a área externa, buscam atender aos critérios de segurança para a unidade. A reforma durou cinco meses e teve um custo total de 322 mil reais.
A UIMS I atende hoje 44 adolescentes. Com a realização da reforma, os internos passam a ter um espaço renovado e melhor que contempla a atenção nas ações de humanização dos espaços, a partir das melhorias feitas no ambiente, e também os servidores da unidade tem melhores condições de trabalho. “Soluções simples, mas que geram resultados significativos tanto para os adolescentes quanto para os servidores”, afirmou o coordenador da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente (CAA), Antônio Silva.
A representante do juizado da vara da infância e responsável pela área de fiscalização, Fátima Aparecida Silva, e a estagiária, Nice Braga, estiveram no local e acompanharam a inspeção e a entrega da obra para a Sejus.
Texto: Taiana Maier
Fonte: Assessoria Sejus