O debate entre os dois pleiteantes à cadeira de chefe do executivo no Palácio Getúlio Vargas escolhidos pelo eleitorado rondoniense no último dia cinco de outubro, foi produzido e promovido durante a noite desta sexta-feira (17) pela equipe de jornalismo da TV Candelária em Porto Velho, o evento foi televisionado para diversos municípios do estado de Rondônia.
Mediado pelo jornalista Leo Ladeia, os candidatos Expedito Júnior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB) puderam debater durante mais de uma hora as propostas para as mais diversas áreas..
Os candidatos também voltaram o tema envolvendo a isenção concedida pelo estado de Rondônia às usinas do Madeira. Expedito mais uma vez afirmou que Confúcio concedeu uma isenção milionária aos consórcios elétricos do Madeira durante sua administração, o candidato ainda afirmou estar com documentos que comprovariam que Confúcio assinou a isenção das usinas.
O governador Confúcio Moura disse que não houve isenção, porém, uma negociação de pagamento com os consórcios e que atualmente um desses contratos está sendo cobrado pelo governo de Rondônia na justiça.
Na avaliação de especialistas, o que se viu no debate foi Expedito Júnior atacando a administração de Confúcio Moura e o governador mostrando as realizações em sua administração e cirticando a administração anterior.