O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton di Franco (PDT), está esfregando as mãos para que a Câmara de Vereadores afaste o prefeito Mauro Nazif (PSB). Desta forma, Dalton assumiria o cargo. Nesta quarta-feira, às 9 horas, os vereadores irão analisar o recebimento de denúncias de irregularidades contra o prefeito e, possivelmente, o seu impeachment. Nesta terça-feira, o prefeito teria demitido os secretários Niedja Félix Santana,(Semes), Cristian Camurça (Funcutural) e Ricardo Fávaro (Semusb).
Um jornal eletrônico de Porto Velho publicou que um emissário do prefeito Mauro Nazif estaria oferecendo dinheiro e cargos para que o chefe do Poder Executivo Municipal não venha ser afastado na sessão desta quarta-feira. Inclusive, o noticioso insinua que as demissões dos três secretários estariam ligadas diretamente ao processo de compra de votos dos vereadores.
Na tarde desta terça-feira surgiu o boato de que uma gravação de um suposto emissário de Nazif estaria deixando o prefeito desesperado, visto que - em nome de Mauro Nazif, o cidadão estaria mantendo contatos com vereadores para oferecer vantagens financeiras e de cargos. O jornal eletrônico coloca o vereador Jair Montes como um dos suspeitos de se vender, visto que - inclusive - é o líder do prefeito na Câmara de Vereadores. Os bastidores da política municipal dão contas que três vereadores oposicionistas teriam aceito suborno para votar favorável ao prefeito Mauro Nazif. Os nomes dos vereadores não foram divulgados.
A sessão da Câmara de Vereadores de Porto Velho tem inicio às 9 horas e o vereador Aélcio da TV (PP) fará a leitura do relatório. Se Mauro Nazif for afastado, o vice-prefeito Dalton di Franco assume o cargo. aceitando as denúncias será realizada às 9 horas desta quarta-feira, quando então o prefeito poderá ser afastado.