Rondônia comemora seus 36 anos de instalação como Estado. Um dos grandes baluartes dessa conquista foi o ex-governador coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Um homem à frente do seu tempo e que soube conduzir o processo político e administrativo para que o novo Estado pudesse se tornar destaque no cenário da região Norte. Graças ao seu empenho, garra, determinação e muito trabalho, Jorge Teixeira superou a tudo e a todos e o Centro Político Administrativo (CPA) pode receber o seu nome e, para tanto, um projeto deve ser apresentado pelo deputado Lebrão na Assembleia Legislativa.
O parlamentar entende que o nome do CPA Jorge Teixeria de Oleira será uma justa homenagem a quem tanto fez por Rondônia. O coronel Jorge Teixiera foio último governador do antigo Território Federal de Rondônia e o primeiro governador do novo estado. Foi indicado pelo presidente da República, general João Batista de Figueiredo, que assumiu o cargo em 10 de abril de 1979, com a missão de transformar o Território Federal de Rondônia em Estado.
Em 16 de dezembro de 1981, o Projeto de Lei Complementar nº 221-A/81 foi aprovado na Câmara Federal, dando origem à Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, que criava a nova Unidade da Federação, O Estado de Rondônia. “Teixeirão”, como era conhecido, foi reempossado no cargo de governador — agora do estado — em 29 de dezembro de 1981, em Brasília.
Jorge Teixeira faleceu no dia 28 de janeiro de 1987, pobre, e foi enterrado no cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro.
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO) ao tomar conhecimento da proposta para dar o nome do coronel Jorge Teixeira ao CPA, afirmou que tem o seu apoio e que Rondônia - desta forma, vai reconhecer a importância do ex-governador para consolidação do processo político - administrativo em Rondônia. "A proposta deve ser apresentada no retorno das atividades legislativas no próximo mês e farei questão de acompanhar, pois é uma homenagem das mais relevantes por quem tanto trabalhou e amou essa terra", destacou Mosquini.
O deputado Eurípedes Lebrão é do entendimento que a sua proposta deve ser aprovada por unanimidade, haja vista que a administração do ex-governador Jorge Teixeira é um exemplo que deve ser seguido por detentores de cargos públicos nos executivos. "No retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Rondônia, irei apresentar a proposta e, certamente, terei o apoio dos meus colegas de parlamento. O coronel Teixeira, desta forma, será eternizado com seu nome do CPA", frisou Lebrão.